Adilson Pacheco Entrevista: arquiteta Silvana Carlevaro Jobim -“Florianópolis é uma cidade turística que por muitos anos deu as costas para o mar”

0
559

Slide1

Adilson Pacheco Entrevista: arquiteta Silvana Carlevaro Jobim –

  • “Florianópolis é uma cidade turística que por muitos anos deu as costas para o mar”

 

– ilha da velha rendeira onde nas tardes fagueiras vou ler meu jornal….cresceu.  Hoje é o principal centro turístico de Santa Catarina é um dos cartões postais do turismo brasileiro. Pois é, a ilha de Santa Catarina não tem nenhuma infraestrutura para receber navios de cruzeiros e não tem marina. A ilha continua fora das rotas dos cruzeiros, mas a atual administração levantou a bandeira de uma marina na fantástica baía norte.  O sonho da marina já está virando realidade.

 

 

 

 

 

  •       O escritório de arquitetura ARK7 apresentou e ganhou o direito de projeto da marina da ilha dos catarinenses.

  •     A arquiteta Silvana Carlevaro, sócia diretora do escritório de Arquitetura ARK7 situado em Florianópolis concedeu esta entrevista exclusiva.

Regata News –   Bom agora seu escritório ganhou o direito do projeto – qual será o próximo passo?

Arquiteta Silvana Carlevaro – Será lançado o edital de licitação para a concessão comum para a construção, operação e manutenção de parque urbano com marina, destinado à atracação de embarcações de pequeno e médio porte, estacionamento e áreas recreativas terrestres.

Empresas interessadas se apresentarão e a que ganhar terá que desenvolver o projeto apresentado.

Regata News – Como será o projeto? O que a comunidade vai ganhar com este projeto?

Silvana – O projeto é para um Parque Urbano e uma Marina, na principal avenida da cidade, a Avenida Beira Mar Norte.  A comunidade ganhará mais de 120 mil metros quadrados de área pública de lazer. Em forma de praças, passeios, equipamentos de lazer como parquinhos, pista de skate, quadras de beach tênis, etc. Também haverá um ponto para o transporte marítimo a ser implantado na ilha que se conectará com o futuro BRT a ser implantado também na Avenida Beira Mar Norte. Incentivando e melhorando o transporte público na cidade. Além da geração de empregos diretos e indiretos.

Regata News – Este é o primeiro projeto da empresa de uma marina? Como você encara este momento – todo mundo da Ilha voltado para o projeto de vocês?

 

Silvana –É sim o primeiro projeto. É uma grande satisfação poder contribuir para a qualificação urbana da cidade onde moramos. O Projeto sempre é focado no usuário e em atender às necessidades locais. Florianópolis é uma cidade turística que por muitos anos deu as costas para o mar. Tentamos com este trabalho recuperar a sua vocação náutica tão pouco explorada e carente. Os parques e equipamentos propostos enfatizam esta relação com o mar e a marina surge para atender a uma demanda já existente.

Regata News – Para a elaboração do projeto vocês contaram com uma equipe grande…como foi este desafio?

Silvana – A equipe é formada por profissionais extremamente competentes, o que sem dúvida facilitou muito a produção e organização do trabalho. Trabalhamos com profissionais das mais diversas áreas para elaborar uma proposta consistente e condizente com a sua complexidade.

Regata News – Qual é maior desafio para vocês?

Silvana – O maior desafio é conscientizar a população da necessidade do crescimento da cidade com propostas bem elaboradas, através das parcerias público-privadas. Devemos preservar o meio ambiente sem deixar de crescer e qualificar a cidade para o bem da população em geral.


Leia nas Redes Sociais e aqui no site – na segunda feira – matéria completa do Projeto na edição do  Regata News Floripa