Marina Itajaí anuncia o início da primeira fase das obras de ampliação

0
2113

 

A Marina Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, anunciou a primeira fase de ampliação de parte de sua estrutura que será finalizada até dezembro / Foto: Acioni Cassaniga
A Marina Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, anunciou a primeira fase de ampliação de parte de sua estrutura que será finalizada até dezembro / Foto: Acioni Cassaniga

 

  •   Complexo situado em Itajaí, região litorânea de Santa Catarina, que ganhou recentemente o título de Capital Catarinense da Construção Naval e do Turismo Náutico, ganhará área específica para serviços náuticos.
  • Também confirma o início da estruturação do novo píer flutuante, o que representará uma ampliação de 30% do número de vagas molhadas disponíveis para embarcações.
  •  A Marina Itajaí já recebeu veleiros das regatas internacionais Transat Jacques Vabre e da Volvo Ocean Race – além de família Schurmann

 

A Marina Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, anunciou a primeira fase de ampliação de parte de sua estrutura que será finalizada até dezembro. Trata-se da criação de uma área específica para serviços náuticos que reunirá empresas ligadas ao segmento. Serão 12 containers inicialmente, com previsão de ampliação no próximo ano, sendo que 90% já estão locados.

“A criação da área de serviços náuticos visa atender uma demanda já existente de embarcações a motor e veleiros que buscam a Marina Itajaí para movimentações com segurança, reparos e manutenções preventivas. É uma prova de como o setor vem se desenvolvendo ano a ano e de como Santa Catarina, em especial Itajaí, estão consolidadas como um polo náutico, não só no turismo, mas para a realização de serviços diversos nas embarcações”, diz o diretor náutico da Marina Itajaí Carlos Oliveira.

A previsão é de que até o final novembro os containers, de 20 a 40 pés, estejam instalados na área próxima aos hangares (vagas secas abrigadas para estacionar barcos) e ao cais (local de embarque e desembarque de passageiros). As empresas que já alugaram as áreas para a colocação dos containers, irão oferecer serviços de limpeza interna de embarcações, manutenção de motores, hidráulica e elétrica, além de limpeza e pintura de casco, reparos em peças de inox, entre outros serviços técnicos gerais e refit. Inicialmente, a expectativa é gerar cerca de 100 empregos diretos e indiretos.

Além da nova área de serviços, o pátio também passará por reestruturação, prevista para acontecer no ano que vem. “Queremos duplicar a capacidade de movimentações e atendimentos simultâneos para a realização de serviços em embarcações. Somente esse ano, mais de 100 barcos foram içados pelos nossos modernos equipamentos, o ForkLift para até 12 toneladas e o TravelLift para até 75 toneladas. Nesta época, já trabalhamos com lista de espera de 20 a 30 dias para o verão”, explica o diretor.

Atualmente, o pátio da Marina Itajaí é capaz de abrigar até 11 embarcações de até 80 pés ao mesmo tempo. Isso significa que, com a reestruturação da área para serviços, no ano que vem até 22 barcos poderão realizar reparos simultâneos, além de contar com a gama de produtos e serviços náuticos oferecidos pelas empresas terceirizadas.

Marina Itajaí anuncia novo píer para atracar embarcações

Também como parte da primeira fase de ampliação, a Marina Itajaí confirma a estruturação do píer flutuante C. A estrutura terá 105 metros de comprimento e irá oferecer inicialmente 42 vagas para a atracação de barcos com até 30 metros de comprimento, o que representa uma ampliação de 30% do número de vagas molhadas disponíveis. A estrutura suportada por pilares deve ser concluída até dezembro deste ano.

A Marina Itajaí / Foto: Acioni Cassaniga
A Marina Itajaí / Foto: Acioni Cassaniga

 

“O novo píer da Marina Itajaí é um equipamento importante para o turismo da cidade. Cada embarcação que chega na região movimenta, além da mão de obra especializada, outros setores como turismo, gastronomia, comércio, entre outros. O novo píer poderá receber desde lanchas até grandes veleiros, iates, escunas, entre outros tipos de embarcações e possibilitar o embarque e desembarque de passageiros. Serão dezenas de vagas disponíveis. Esperamos que o resultado alcançado na última alta temporada se repita, ou seja, a expectativa é registrar 100% de ocupação das vagas molhadas no período de verão”, conclui.

Marina Itajaí

Inaugurada em dezembro de 2015, a Marina Itajaí está localizada no centro da cidade catarinense de Itajaí – na Rua Vereador Carlos Ely Castro n° 100, ao lado do Centreventos, – sendo um importante polo náutico, naval, turístico e industrial. A marina oferece atualmente 320 vagas, sendo 155 vagas secas e 165 vagas molhadas que comportam desde pequenas embarcações até iates e veleiros com mais de 150 pés. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração; ainda há posto de combustível com bandeira BR sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui opções de lazer como espaço gastronômico, área para serviços e amplo estacionamento como parte de sua estrutura.

 

Saiba mais www.marinaitajai.com

 

 

 

 


Da Redação com Fonte: Larissa Andrade| Rotas Comunicação