Fim dos canudos de plástico

0
1687

Os grandes eventos internacionais brasileiros estão aos poucos banindo o uso dos canudinhos de plástico, usados para tomar refrigerante, água ou outra bebida.

Depois da Itajaí Stopover, da Volvo Ocean Race, o Yacht Club de Ilhabela, que organiza a Semana de Vela de Ilhabela anualmente, bane canudos e outros plásticos em suas instalações.

Na regata de Volta ao Mundo, micro-plástico e plástico foram encontrados em todos os oceanos do planeta, inclusive em áreas mais remotas e distantes nos mares do sul.

O vereador de Itajaí Thiago Morastoni já mandou pra Câmara local um projeto pra acabar com isso: faz parte do programa Mares Limpos da ONU.

Onipresente na vida moderna o plástico é tão importante para o homem como é também uma bomba-relógio para o planeta.

Nações independentes, blocos de países como a União Europeia, entidades e mesmo empresas privadas estão fortemente engajadas na meta de diminuição do chamado plástico de uso único.

O YCI tomou a frente na luta por uma sociedade mais sustentável e limpa e já baniu o uso dos canudos de plástico no restaurante social.

Agora o clube passa a utilizar os canudos de papel, recicláveis. O clube também está substituindo as colheres descartáveis para café e os misturadores de drinks por utensílios de inox, reutilizáveis. E o uso de copos descartáveis está restrito apenas para os pedidos para viagem.

A iniciativa tem também o objetivo de reduzir a poluição do oceano no entorno de Ilhabela, diminuindo a possibilidade de descarte inadequado de plástico em nossas águas.

O Yacht Club de Ilhabela convida todos os associados a participarem deste movimento em suas embarcações, orientando os seus colaboradores e marinheiros a utilizarem outros produtos em substituição ao plástico.

plastico_no_oceano