ARTIGO: MARINA ITAJAI GANHA VISIBILIDADE INTERNACIONAL DO MEIO NÁUTICO DURANTE A VOLVO OCEAN RACE

0
1863

 

Ao todo, cerca de 90 barcos – entre lanchas, veleiros e iates de até 30 metros de comprimento - passaram pelo complexo náutico para assistirem à competição /Foto:Adilson Pacheco
Ao todo, cerca de 90 barcos – entre lanchas, veleiros e iates de até 30 metros de comprimento – passaram pelo complexo náutico para assistirem à competição /Foto:Adilson Pacheco

Carlos de Oliveira
Diretor náutico da Marina Itaja

Pela primeira vez a cidade catarinense de Itajaí, que já sediou três vezes a regata internacional da Volvo Ocean Race, teve a oportunidade de receber embarcações de navegadores do Brasil e do exterior para acompanharem de perto o evento em um complexo náutico. A novidade fez com que antes mesmo do início da competição 100% das vagas molhadas disponíveis na Marina Itajaí, para o período de 17 a 22 de abril, fossem reservadas. Ao todo,  cerca de 90 barcos – entre lanchas, veleiros e iates de até 30 metros de comprimento – passaram pelo complexo náutico para assistirem à competição de diversas regiões do Brasil e de outros países como Argentina, Uruguai, França e Austrália.

O fato é que a grande movimentação de turistas pela marina pôs a prova sua capacidade de recepcionar com qualidade grandes eventos do meio náutico e também contribuiu para reforçar a vocação náutica da cidade de Itajaí. Por isso, nos orgulhamos de receber o reconhecimento internacional à nossa localização, apoio logístico, estrutura e equipamentos. Além de termos sido enaltecidos quanto ao suporte técnico à competição que superou expectativas dos torcedores do meio náutico que estiveram envolvidos em um clima festivo durante o evento.

Para se ter uma ideia da atmosfera da cidade, a Baía Afonso Wippel se transformou em uma verdadeira passarela para os mais diversos tipos de barcos durante a In-Port-Race, a tradicional competição que ocorre nos locais de parada da Volvo Ocean Race, e na largada dos veleiros rumo a New Port nos Estados Unidos. Ao todo, cerca de 5 mil pessoas visitaram o complexo náutico durante a regata.

No que se refere às instalações para atender aos visitantes, por meio do restaurante internacional da Marina Itajaí, o Zephyr Seafood & Nikkei, um dos mais badalados da cidade, recebemos um fluxo grande de pessoas interessadas em degustar a vasta opção de frutos do mar assim como pratos da culinária japonesa e peruana com vista para píer.

 

Isso porque, por meio da Marina Itajaí, a cidade passou a oferecer toda a infraestrutura
Isso porque, por meio da Marina Itajaí, a cidade passou a oferecer toda a infraestrutura

Hospitalidade dos moradores de Itajaí e a segurança em relação aos demais destinos brasileiros, aliado as performances dos veleiros e suas respectivas tripulações, que inclusive chegaram antes da data prevista ao litoral catarinense, foram mais pontos altos desta edição. Um evento que também ficará marcado na história por ter sido a rota mais longa nos 44 anos da regata, com 45 mil milhas náuticas ao todo.

Por tudo isso, podemos afirmar que o legado da Volvo Ocean Race em Itajaí vai além do apelo desportivo à vela e serve também para projeção da cidade como destino náutico no Sul do Brasil. Isso porque, por meio da Marina Itajaí, a cidade passou a oferecer toda a infraestrutura





 

Publicidade


 

mkt Regata Nesws
mkt Regata Nesws