Dermatologista Larissa Viana preparou algumas dicas para evitar o ressecamento da pele no outono/inverno

0
469

 

/Divulgação
/Divulgação

 

O friozinho está chegando e as temperaturas começaram a cair. A umidade do ar fica menor e transpiramos menos. Este fator aliado ao aumento dos banhos quentes provocam uma remoção da oleosidade natural da pele de forma mais intensa, diminuindo o manto de gordura que retém a umidade da pele. O clima frio e seco pode deixá-la com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para não termos estes problemas devemos aliar hábitos de hidratação profunda da pele, alimentação adequada, ingestão de líquidos e uso de pílulas antioxidantes.

    A Dra. Larissa Viana, dermatologista, preparou algumas dicas para evitar o ressecamento da pele no outono/inverno!

  • Se você não é muito fã da água, abuse dos chás gelados ou quentes que são ótimos antioxidantes, sobretudo o chá branco.
  • Nessa estação do ano a preguiça para exercício física aumenta. Assim, opte pelas atividades ao ar livre nos parques, aproveite e fique no horário seguro antes das 10h, uns 15 minutinhos sem filtro para ajudar na produção de vitamina D, já que muitos não tem este tempo durante a semana.
  • Abuse de hortaliças, frutas que são antioxidantes, evite excesso de açúcares, pois a glicação que causam no organismo degradam o colágeno! Uau engordar e perder colágeno? NUNCA!
  • Hidrate muito o corpo, caso não consiga usar nada após o banho, opte pelos hidratantes in shower, aplicados no fim do banho para aveludar a pele. Os sabonetes com mais óleo que surfactantes do sabão também são ótimos, pois nutrem enquanto lavam. Isto previne as coceiras excessivas da pele seca causadas pelo banho quente. Não esqueça do rosto, pés e mãos. Deixe um creminho de mãos na bolsa sempre!
  • Os lábios sofrem demais. Faça uma esfoliação neles com uma toalhinha felpuda antiga e aplique seu hidratante preferido. Os melhores contem alantoina, dexapantenol, vitamimas, vaselina. Escolha o seu, podendo ter filtro solar junto.
  • Os pés podem ser esfoliados com sal grosso e agua morna e uma colher de chá de canfora em essencia e adicionados todos os itens numa bacia para um relaxante escaldapé! Um verdadeiro spa para seus pés! Após hidrate com ureia em altas concentrações ou com o creme prescrito pelo seu médico.
  • O inverno é um ótimo momento para fazer peelings, renovar as células, inclusive das mãos, pescoço e colo! Não se esqueça deles! Lasers mais abrasivos e profundos, remoção das estrias são ótimos nesta época! As intradermosterapias para reduzir a famosa papada deixa o pescoço muito inchado, assim podemos usar lenços charmosos para disfarçar o inchaço.
  • Algumas doenças são mais comuns no inverno, como a dermatite seborreica (a descamação do couro cabeludo), a dermatite atópica (com rinites, asmas, pele grossa e com coceira) e a psoríase (descamações de diversas apresentações, não contagiosa, origem genética com piora por fatores emocionais), a rosácea (vermelhidão na face) pioram muito no inverno.
  • Apesar do clima, mantenha seu filtro solar, pois o Brasil é um país tropical com incidência alta de raios ultravioletas sempre.
  • Abuse das máscaras faciais, como a descrita abaixo para aveludar a pele e aproveitar o que sobra do chocolate da Páscoa!

 

RECEITA MÁSCARA FACIAL


 

– 150 g de chocolate em banho maria derretido (ou mais). Prefira os darks!

– 1 frasco de iogurte desnatado

– 1 colher de linhaça em pó

– 1 colher sopa de óleo de coco

– 1 colher de chá de mel

Modo de preparo: Misturar tudo até engrossar e acrescentar água morna se preciso. Usar 15-20 minutos.

Se sua pele for oleosa, nutra o rosto com hidratantes a base de ser um e faça a máscara com a metade do óleo de amêndoa e substitua o amido de milho por argila branca. Aumente mais uma colherzinha de mel que é antisséptico.