Paraná: Alunos da Escolinha de Triathlon desenvolvem multiplas habilidades através do esporte

0
320

 

Corrida no Colégio da PM  /Flávio Perez/OnboardSports/
Corrida no Colégio da PM
/Flávio Perez/OnboardSports/

Natação, Ciclismo e Corrida fazem parte da rotina dos jovens. Os treinos renderam resultados expressivos neste final de semana (28 e 29), em competições de travessia e mountain bike. Corrida no Colégio da PM As férias de verão acabaram, mas os alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões voltaram com muito gás para aprender e se aprimorar em três modalidades esportivas: natação, ciclismo e corrida. No Colégio da Polícia Militar do Paraná, a garotada desenvolve uma série de técnicas e habilidades, trabalhando todas as partes do corpo. Além de proporcionar uma grande resistência física e melhorar a coordenação motora, o projeto contribui com a formação cidadã dos jovens, trabalhando valores como espírito esportivo, trabalho em equipe, camaradagem, senso de responsabilidade e disciplina. Tudo isso com uma dose extra de desafio e dinamismo.

“Temos treinos de mountain bike em um circuito ao ar livre com obstáculos dentro do colégio, além de piscina climatizada, campo para corrida e ginásio fechado para treinos de speed. Com isso, é visível o crescimento físico e emocional dos alunos, consequentemente do excelente desempenho da garotada nessas três modalidade”, destacou o sargento Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto.

Com tantos talentos sendo desenvolvidos, a expectativa por mais uma grande temporada é alta. Em quase dois anos de projetos, os jovens não só aprenderam três novas modalidades esportivas como participaram das principais competições estaduais e nacionais de duathlon, triathlon e aquathlon, conquistando várias medalhas. Neste final de semana (28 e 29), inclusive, com um treinamento especial pós-férias, alcançaram resultados expressivos em uma competição local, já no início da temporada.

Na 14ª Travessia de Caiobá, a Escolinha dominou o pódio dos 750 m com Nathan de Macedo Hulse em primeiro lugar, Renan Antônio Portela em segundo e Sérgio Felipe Ribas em terceiro. Maria Fernanda Forti Tinelli também fez bonito e ficou como 6º lugar geral na prova de 1500 m.

Outros alunos encararam uma prova tradicional de mountain bike, com mais de 800 competidores num terreno técnico e cheio de subidas, debaixo de chuva. Na 1ª etapa do Campeonato Metropolitano de MTB de Curitiba, realizada em Campo Largo, a campeã brasileira de triathlon infanto juvenil Gabrielle Estefany Lemes e a vice campeã brasileira de triathlon infanto juvenil Alice Forti Tinelli surpreenderam na categoria light. Gabrielle foi a segunda colocada, e Alice ficou com o quarto lugar.

“As competições também fazem parte do treinamento, visando melhorar a performance nas três modalidades. Nessas circunstâncias, eles também desenvolvem outras habilidades, como autocontrole, aprendem a lidar com a ansiedade e a derrota, seguir regras, dominar seus movimentos, dosar suas energias, e muito mais”, lembra o sargento Ricardo.

Desde maio de 2015, o Colégio da Polícia Militar do Paraná é a base do projeto, que recebe diariamente 35 alunos da rede pública de ensino, visando inseri-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. As atividades respeitam a grade escolar e faixa etária de cada atleta mirim.