Florianópolis – Octa Fashion 2016 apresenta desfile dos formandos do curso de Moda da Udesc

0
298

 

Editorial produzido para a revista Octa Mag, que será lançada no dia do evento. Foto: Dariane Luz
Editorial produzido para a revista Octa Mag, que será lançada no dia do evento. Foto: Dariane Luz

 

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza neste sábado, 12 de novembro, o Octa Fashion – Observatório de Cultura e Tendências Antecipadas, este ano inspirado pelo tema Sincronicidades. O desfile, que ocorre anualmente, apresenta ao mercado as coleções dos novos formandos da área de Moda e será realizado a partir das 18h no Centro de Eventos do Oceania Park Hotel, nos Ingleses, na Capital.

Renomado por suas ações, o curso de Moda da Udesc este ano completou 20 anos de criação com um ciclo de palestras voltado para a comunidade acadêmica. Em junho de 2015, foi avaliado pelo Conselho Estadual de Educação (CED) com nota 4,97, em uma escala de zero a cinco. Além disso, há seis anos consecutivos, desde 2011, a graduação obtém o selo de cinco estrelas – avaliação máxima – no Guia do Estudante da editora Abril.

Desfile

Este ano, o desfile contará com 38 minicoleções compostas por três looks cada. A preparação se inicia já com um ano de antecedência e envolve as disciplinas de Comunicação de Moda e Produção de Desfile. Dentre as atividades divididas pelos alunos estão: camarim, cenários, exposição, assessoria de imprensa, relações públicas, publicidade e propaganda, apoio logístico, som e imagem, cabelos e maquiagem e casting.

O tema deste ano, Sincronicidades, refere-se a experiência de ocorrerem dois (ou mais) eventos ou ações que coincidem de uma maneira que seja significativa para a pessoa (ou pessoas) que vivenciaram essa “coincidência significativa”, inspirado na teoria do filósofo Carl Gustav Jung.

O tema de alguma forma é representado em todas as coleções. No caso da formanda Bethânia Barbosa Rezek, 22 anos, sua coleção se chama Moussem, que para a estudante seria “um ciclo que se reinventa em sincronia com o ser”. “Eu busquei minha inspiração em Asilah no Marrocos, cidade portuária que estava em decadência nos anos 1970 e foi reerguida por um festival anual de arte, que basicamente renova as paredes brancas da cidade com pinturas de artistas do mundo todo”, explica a formanda do curso.

E assim foi surgindo a coleção, voltada para o público feminino, com roupas que utilizam as técnicas de tapeçaria e bordados. “A ideia é deixar as peças com a impressão de inacabadas, já que elas são feitas com pontos similares ao do crochê. Desse jeito eu posso mudá-las periodicamente, assim como fazem com as paredes de Asilah”, completa.

O evento é gratuito, aberto à comunidade e as pulseiras de acesso ao evento podem ser retiradas no Departamento de Moda, das 13h às 19h. Mais informações pelo telefone (48) 3664-8320.

Os organizadores do evento pedem a doação de um livro infanto-juvenil por pessoa, a ser entregue na entrada do desfile. Posteriormente, serão doados à biblioteca da Escola Estadual Urbana Cristo Rei, em São José, que teve seu acervo perdido durante uma inundação.

Neste ano, o desfile será transmitido ao vivo por meio do Facebook e, durante o evento, será distribuída a edição de 2016 da revista Octa Mag, com conteúdos de moda e informações sobre as minicoleções.